Prevenção o ano inteiro


Foto: Jonas Oliveira / AENotícias

Nosso desejo é que diminua a estatística apontada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) de que até o final de 2016 seriam 57.960 novos casos de câncer de mama. A prevenção é a vitória contra a doença e deve ser incentivada durante todo ano para a realização de exames preventivos.


É bonito ver cartões postais das cidades iluminados de cor-de-rosa, durante a campanha do mês de outubro, mas é lindo você se ver – se for mulher- ou ver sua mãe, irmã, sogra, tia, sobrinha, prima, esposa ou filha saudável. O fator genético responde por 10% dos casos. Se nos dedicarmos a prevenir vamos ajudar a reduzir 90% dos casos, por isso, cabe destacar a importância da promoção de campanhas de esclarecimento, ações em conjunto com demais instituições para reduzir os índices de mortalidade em razão da doença.


Neste ano, a convite da vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, representamos todas paranaenses em um ato que simbolizou o combate à doença; no Dia Nacional de Luta contra o câncer de mama (27 de novembro), instituído no Paraná através da lei estadual 14.854/05, a qual se transformou em lei federal 12.116/09.


A ampliação desse tipo de esforço deve ser pontual dentro do legislativo municipal e é um compromisso para que seja intensificada a fiscalização da oferta de exames de mamografia em todas as regiões da capital, especialmente nas áreas mais periféricas. O objetivo é que todas tenham acesso ao exame de mamografia e saibam da importância de fazê-lo.


Para finalizar, merece destaque a importância do incentivo dos companheiros para elevação da auto-estima e valorização da mulher, na demonstração de amor e cuidado. Mulheres e homens com saúde, vamos estender a campanha de prevenção.


Maria Letícia Fagundes é médica ginecologista e escreve semanalmente na coluna Elas por Elas, no jornal Tribuna do Paraná.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

2016 - MaisMarias - Todos os direitos reservados