Mulheres sem medo



Você concorda que o machismo é o medo dos homens das mulheres sem medo? Achei muito interessante essa reflexão de Eduardo Galeano, jornalista e escritor uruguaio. A sociedade precisa ser educada estar mais sensível quando se trata da figura da mulher, principalmente no que se refere a qualquer violação de seus direitos. E elas precisam de mais coragem.Muitas vítimas da violência doméstica se calam e não enxergam o fim do sofrimento pelo medo de represálias. Tentam esconder as marcas das agressões com maquiagem e enterram a auto-estima na medida em que são agredidas com ameaças, xingamentos, chutes, socos e tapas. É muito difícil não ter conhecimento de pelo menos um desses casos. A Lei Maria da Penha trouxe garantias às brasileiras, mas não erradicou a violência de muitos lares.


Calcula-se que pelo menos 13 mulheres morrem por dia no Brasil, vítimas de violência doméstica, de acordo com último Mapa da Violência Contra Mulher. A violência praticada por homens contra mulheres não dá trégua e atinge, além delas, a família e principalmente os filhos. É preciso incentivar essas mulheres a denunciarem os agressores.


Geralmente quem está dentro da relação não consegue identificar direito os sinais de agressão física e psicológica.Mas se você ou alguém que conhece, apresenta tristeza ou depressão, repentinamente deixou de ter vida social, está evitando a companhia de amigos e família, passou a ficar mais desleixada com a aparência ou ao contrário, começou a se maquiar demais para esconder hematomas…busque ajuda. Não se intimide, denuncie, disque 180 e vamos acabar com esse sofrimento.

Susiane Brichta é médica, presidente da MaisMarias e escreve semanalmente na coluna Elas por Elas, no jornal Tribuna do Paraná

#ElasporElas #TribunadoParaná #ViolênciaDoméstica #OngMaisMarias

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

2016 - MaisMarias - Todos os direitos reservados